Dicas de Paisagismo dentro de casa!

Olá pessoas,

Achei um artigo muito interessante sobre arquitetos e paisagistas que quebram o paradigma que muitas pessoas ainda têm sobre plantas dentro de casa.

Acho lindo uma decoração bem verde e colorida de florzinhas dentro de casa, onde a luz não bate, mas, isso nao é mais problema. Adoro!!!

Aqui vai a reportagem com algumas dicas ótimas para dar certo essa nova moda!

http://ela.oglobo.globo.com/vida/design/profissionais-dao-dicas-para-manter-plantas-em-ambientes-fechados-da-casa-5899860

Profissionais dão dicas para manter plantas em ambientes fechados da casa.

Arquitetos e paisagistas desfazem o mito de que é impossível manter o verde em lugares onde o sol não bate

RIO — Além de “humanizar o ambiente”, como dizem os decoradores, uma planta em casa é daqueles detalhes que fazem toda a diferença. Até no banheiro, por que não? O recurso só não é mais usado porque muita gente acredita ser impossível manter o verde em lugares fechados. Puro mito. Acertando nas escolhas e dosando a rega, paisagistas e arquitetos garantem que a natureza reinará.

O arquiteto Thoni Liszt apostou numa jardineira dentro do lavabo de quatro metros quadrados de um apartamento no Recreio, Zona Oeste carioca. Embaixo da pia, plantou cáctus e suculentas e caprichou no acabamento com areia e pedras.

— Basta molhar a raiz, nunca as folhas — explica. — Para que a planta dure, é preciso pensar numa iluminação mais forte, porque qualquer planta sente falta de luz. Escolhi a fluorescente Super 83.

Um jardim vertical, tão em alta no paisagismo, pode enfeitar também o interior da casa. O projeto da arquiteta Paola Ribeiro com a paisagista Ana Luiza Rothier, num apartamento na Praia de Ipanema, tem um assim, com samambaias e orquídeas.

— Elas ficam presas numa estrutura de madeira. Só é necessário fazer uma impermeabilização na parede — explica Paola.

Numa cobertura na Lagoa, bromélias e palmeiras foram parar sob a escada. A façanha é das designers de interiores Juliana Neves de Castro, Mabel Graham Bell e Luciana Nasajon, que notaram um vão elevado demais ali. O trio bolou então uma jardineira com medidas exatas para o espaço, e a revestiu de espelho, para dar continuidade ao piso de madeira.

— Sabe aquela hora em que a reforma da casa fica pronta, está tudo no lugar, mas a gente olha e sente falta de algo? Então você bota a plantinha e tudo muda — garante Juliana.

A arquiteta Denise Cadore conseguiu essa mudança com um grande vaso de bambu
mossô. Atendendo ao pedido da cliente num apartamento na Barra, a sala é toda branquinha, do piso ao teto. Alguns móveis de madeira não foram suficientes para esquentar o ambiente, só mesmo a planta, que agora vive em harmonia dentro de um ambiente fechado de 40 metros quadrados.

A paisagista Beatriz Santiago explica que, de fato, há espécies que se adaptam bem à sombra, parcial ou total (como as enfileiradas ao lado). Em alguns casos, é preciso apenas deixá-las perto da janela de dois em dois meses, como é a família das dracenas. O principal erro cometido por moradores, segundo ela, é a rega excessiva, o que acaba apodrecendo a raiz.

— Como não ficam expostas ao sol, elas não precisam ser molhadas com tanta frequência. Pode ser até a cada 15 dias, não há regra única. O ideal é reparar quando a folha e a terra estão muito secas — indica Beatriz.

A arquiteta Denise Cadore incluiu um grande caso de bambu mossô neste projeto para uma sala de estar na Zona Oeste carioca

E segue mais umas imagens que achei pela net a fora…

Na sala

Em baixo da escada

No corredor

Na varanda

Na sala de TV

Perto de mesas

No escritório

E até na cozinha.

Bjinhos

About these ads

One thought on “Dicas de Paisagismo dentro de casa!

  1. Também acho que uma decoração verde pela casa faz toda a diferença e, como dito no artigo acima, existem várias maneiras de introduzi-lo no ambiente de acordo com a demanda de cada um.

    Parabéns pelo blog!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s